sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Maracujá, Calmante Natural


Maracujá, Calmante Natural

Originário do Brasil, o maracujazeiro produz frutos deliciosos e é tema de várias canções, por seu perfume característico e gosto exótico e particular. A cor de suas flores varia entre branco-esverdeado, alaranjado, vermelho e arroxeado, e os frutos são alongados ou redondos, e amarelos, quando maduros possuem polpa amarela, sabor ácido/adocicado. A planta é o exemplo materno na natureza, uma vez que produz frutos após 10 meses do plantio e a partir daí o ano todo.

Chamados de calmantes, na verdade, os maracujás, produzem um efeito sonífero a quem dele faz uso, desde que com certa regularidade.

É uma fruta pouco calórica e, ao mesmo tempo, uma boa fonte de fibras, potássio e vitamina B2. Apesar de seu gosto levemente ácido, algumas espécies podem ser consumidas ao natural. São elas: ma-racujá-da-serra. maracujá-mirim, maracujá-marmelo, maracujá-norbo. maracujá-cobra, maracujá-melão, ma-racujá-peroba.

Outras espécies, entretanto, são mais indicadas para refresco, como: maracujá-guaçu. maracujá-pedra, maracujá-de-capoeira, maracujá-mirim. maracujá-de-folha-de-louro.

Já o maracujá-mirim pode ser usado para compotas, pudins, doces cristalizados, e o maracujá-melão é usado em compotas.

Na medicina, atua como: adstringente, calmante, calmante das diarréias, antiestresse, auxiliar no tratamento da gota, histeria, insónia e verminoses.



Infusão calmante para cólicas menstruais

Ingredientes:

1 punhado de folhas e flores de maracujá 1/2 litro de água

Modo de fazer:

1) Lave bem as folhas e flores.

2) Coloque em um recipiente com a água.

3) Deixe repousar por 18 minutos.

4) Tome 3 xícaras de café por dia.



Para amenizar a febre

Ingredientes:

1)1 punhado de flores de maracujá

2) Mel

3) 1/2 litro de água

Modo de fazer:

1) Coloque tudo dentro de uma panela, menos o mel.

2) Deixe ferver por 4 minutos.

3) Desligue o fogo e abafe.

4) Coe e adoce com mel na hora de beber.

Sem comentários:

Enviar um comentário