sexta-feira, 30 de outubro de 2009


Como utilizar o princípio ativo das plantas

O tratamento feito com as plantas medicinais pode ser realizado de diversas formas. Entre elas, o consumo mais tradicional é realizado por meio de chás, que, por sua vez, são preparados de maneiras diferenciadas e de acordo com a sua necessidade. Para folhas e flores utiliza-se o processo de infusão. Já para as partes mais ‘duras’ da erva, como raízes e cascas, deve-se utilizar a decocção. Não são regras específicas a serem seguidas, pois algumas composições são formadas por folhas, raízes e sementes. O correto é utilizar a solução orientada pelo fitoterapeuta, pois o consumo das ervas é variado entre chás, cremes etc.



Chá tradicional: a erva é jogada na água fervendo e deixada por cerca de meio minuto a ferver em recipiente tampado. Deixálo tampado por alguns minutos.

Infusão: a água fervente é despejada sobre as plantas, e o recipiente tampado durante 10 a 15 minutos. Ideal para flores e folhas. Podem ser utilizados: água, vinho, vinagre ou álcool.



Decocção: a planta é levada ao fogo brando entre 3 e 30 minutos.

Desligue o fogo, deixe descansar por alguns minutos, coe e tome em seguida.

Esta forma é mais apropriada para raízes, cascas e sementes, porém estas devem ser cortadas em pequenos pedaços ou esmagadas antes de serem utilizadas.



Maceração: a planta fica de molho em água fria. O período é de 12 a 18 horas para as partes tenras da planta e de 18 a 24 horas para as partes mais duras. Aqueça tudo e, em seguida, coe e tome o chá.

Neste caso, as vitaminas e sais minerais não são alterados pela fervura.

Sem comentários:

Enviar um comentário