quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Alecrim para depressão e muitas outras doenças


Alecrim para depressão e muitas outras doenças








Nome popular

ALECRIM





Nome científico

Rosmarinus officinalis L.





Família

Lamiaceae (Labiatae)





Sinonímia popular

Alecrim-de-jardim, alecrim-rosmarino, libanotis.





Parte usada

Folhas e flores





Propriedades terapêuticas

Estimulante digestivo, anti-espasmódica, estomacal, vasodilatora, anti-séptica





Princípios ativos

Óleo essencial – Borneol; pineno, canfeno, canfora, cienol, acetato de bornila -; diperteno – rosmaricina; tanino,saponina;ácidos orgânicos; pigmentos;flavonóides







Indicações terapêuticas

Dores reumáticas, depressão, cansaço físico, gases intestinais, debilidade cardíaca, inapetência, cicatrização de feridas, dor de cabeça de origem digestiva, problemas respiratórios



Origem Sul da Europa e Norte da África



Propagação Estacas, ponteira dos ramos. Modo de uso Infusão das folhas frescas ou secas na forma de compressas, decoto das folhas na forma de loção, na forma de pomada usando-se o suco concentrado.



Dosagem indicadaDor de cabeça de origem digestiva Em 1 xícara de chá, coloque uma colher de sobremesa de folhas picadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá antes ou após as principais refeições.



Problemas respiratórios Xarope: para 1/2 litro de xarope adicionar o suco de 4 xíc. de cafezinho de folhas frescas, tomar 1 colher de sopa a cada 3 horas



Infusão: 1 xíc. de cafezinho de folhas secas em 1/2 litro de água, tomar xíc. de chá a cada 6 horas.



Tintura: 10 xíc. de cafezinho de folhas secas em 1/2 litro de álcool de cereais ou aguardente, tomar 1 colher de chá 3 vezes ao dia em um pouco de água; para a maioria das indicações, inclusive hemorróidas.



Pó - as folhas secas reduzidas a pó têm bom efeito cicatrizante.



Outros usosUsam-se ramos em armários para afugentar insetos



Usado como tônico do sistema nervoso central e indicado em casos de esgotamento cerebral, excesso de trabalho e depressão ligeira



Seu uso à noite pode alterar o sono



Em altas doses pode ser tóxico e abortivo. Em doses elevadas pode provocar irritações gastrointestinais

PROBLEMAS NO FÍGADO, VESÍCULA, LEUCEMIA ETC...


PROBLEMAS NO FÍGADO, VESÍCULA, LEUCEMIA ETC


Nome popular:

AÇAFRÃO, CÚRCUMA OU ZEDOÁRIA:





Família

Zingiberácea





Sinonímia popular

Açafrão-da índia, açafrão-da-terra, açafroa





Sinonímia científica

Amonum curcuma Jacq





Parte usada

Rizoma, semelhante ao gengibre, seu parente.





Propriedades terapêuticas

Antiinflamatória, anticoncepcional, antiagregante plaquetária, antiinfecciosa, antiasmática





Princípios ativos

Curcuminóides, diferuil metano, curcuminas I e III e outras curcuminas, óleos essenciais, sesquislactonas (turmerona), zingibereno, bisabolano, cineol, linalol, eugenol, curcumenol, curcumernona





Indicações terapêuticas

Cálculo biliar, vesícula biliar, fígado, psoríase, leucemia, colesterol, câncer de colo de útero, feridas,



Informações complementares:



Temos vários açafrões: um é a planta chamada Crocus sativus, Lineo, conhecida alhures como Açafrão oriental, Açafrão cultivado, Açafrão verdadeiro, Flor da aurora, Flor de Hércules, que é um arbusto pequeno muito comum nos jardins do Brasil. Não é deste que falamos aqui. Neste site falamos da Curcuma longa L/C.



Outro é o Curcuma zedoaria (Christm) Roscoe, falso açafrão, zedoária, bastante parecida com a descrição abaixo, com um diferencial importante - esta tem flor vermelha e a outra tem flores maiores e brancas, mas a folhagem é idêntica. Usada há séculos como estomáquica.



Outros nomes populares:



Açafroeira, açafroeira-da-índia, batata-amarela, gengibre-amarelo, gengibre-dourado (a cor da raiz no "curry"), mangarataia (turmeric em inglês), que é o açafrão milenar da medicina chinesa e indiana e também usada no Brasil como tempero de alimentos, à semelhança do que os indianos fazem no "curry".



Outros sinônimos científicos:



Curcuma domestica Valeton, C.; Sichuanensis XX Chen; Stissera curcuma Racusch



Nome em outros idiomas e países:



Espanhol: Cúrcuma, azafrán de la Índia

Inglaterra: turmeric

França: safran des Indes



Origem:



É um planta da Índia, introduzida nas Antilhas e Europa por navegadores. Gosta de solos úmidos, ricos e argilosos.



Descrição:



Com um rizoma ovóide que contém tubérculos cilíndricos, possui grandes folhas elípticas que partem deste rizoma. Suas flores são amareladas de 15 centímetros de largura em espigas densas.



Princípios ativos:



Em sua composição química, os principais são curcuminóides (corantes) em 2 a 5%, diferuil metano, curcuminas I e III e outras curcuminas.



Tem óleos essenciais, onde 60% deles são de sesquislactonas (turmerona), zingibereno, bisabolano, cineol, linalol, eugenol, curcumenol, curcumernona, como os principais, além de polissarídeos A, B e C, galactano, potássio, resina, glucídios (mais amido).



Sua composição em cada 100 gramos de rizoma é aproximadamente = 354 calorias, 11,4% de água, 7,8% de proteínas, 9,9 de gorduras, 64,9% de hidratos de carbono, 6,7 %de fibras, 6% de cinzas, 182mg de cálcio, 268mg de fósforo, 41,4mg de ferro, 38 mg de sódio, 2525 mg de potássio, 0,15 mg de tiamina, 0,23 mg de riboflavina, niacina 5,14mg, ácido ascórbico em 26 mg e caroteno.



Uso medicinal:



Trabalhos realizados fundamentalmente com os corantes mostraram efeitos colerético, colagogo e protetor hepático em ratas (Ozaki Y. et al., 1988 e outros posteriormente.)



Há um estudo que mostra involuções de cálculos biliares com uso de curcumina - Hussain M. et al., 1993 - e melhora das funções de muitas enzimas do fígado : Goud V. et al., 1993, além de ser hepatoprotetor e antitóxico do fígado, como nos diz Donatus I. et al.,em 1990.



Na verdade há muitos trabalhos nos dando conta de que é uma ótima planta para os problemas do fígado e vesícula biliar. Há, também, nestes rizomas, atividades pró-digestiva das boas como quer outra série de bons trabalhos científicos. Kiso Y. em 1983 demostrou que ela estimula a digestão. É protetor gástrico, por diminuir a secreção de ácidos segundo Rafatullah S. et al.,1990.



Apresenta atividade imunomoduladora estimulante e antiinflamatória em ratas, por potencializar o sistema retículo-endotelial e quem nos diz assim é Kinoshita G et al , 1986 e Gonda R. et al., 1992.



Há muitos outros estudos provando sua atividade antiinflamatória



É uma planta que abaixa o nível de colesterol e lipídios totais no sangue às custas da curcumina. Extrato de Cúrcuma doméstica demonstrou abaixar triglicerídeos e fosfolipídeos em trabalhos de A . Beynen em 1987 e V. Dixit e outros no ano seguinte.



A curcumina inibe o acetato de tetradecanoil-forbol que causa tumor de pele, a nitrosamina, causadora de cânceres orais e gástricos e azoximetanol, indutor de câncer em cólon. Nagabhushan M, Bhide S. e Huang M. et al. em 1992 provaram que 2% de curcumina protegem a mucosa do intestino grosso contra este último agente.



Ainda é antiagregante plaquetária, antiinfecciosa, antiasmática e útil em casos de despigmentação da pele como na psoríase e alguma leucemia.



Em altas doses inibe a ovulação e poderia, então, ser usada como anticoncepcional: trabalho feito na Universidade de Filipinas (publicado em Philippine Journal of Science).



No Oriente é usada como hepatoprotetor, estimulante das vias biliares, antiflatulenta, diurética, afrodisíaca, diurética, antiparasitária, antifebril, antiinflamatória e para a circulação.



Na China é usada contra o câncer de colo de útero (em aplicação local e via oral), como fala o Dr. Jorge R. Alonso da Associação Argentina de Fitomedicina



Dosagem indicada:



Externamente é bom cicatrizante e desinfectante de feridas, inclusive de olho, e anti-reumático (usa-se 1% de rizoma em decocção, duas ou três vezes ao dia.).



Pode ser usada como extrato seco (5:1 é proporção da droga vegetal nesta forma farmacêutica) em encapsulados, na dosagem de 80 mg, duas vezes ao dia ou em extrato fluido em 50 gotas por duas ou três tomadas (cada 40 gotas têm um gramo).



A absorção dos princípios ativos dela pelas vias digestivas é boa (cerca de 60%) e não é ulcerogênica como os antiinflamatórios convencionais, provou em 1986 R. Srimal.



Uso culinário:



A cúrcuma participa do curri, tempero tradicional indiano, e é usada por farmácias como corantes. Aliás, os trajes típicos budistas têm a cor amarelada pela cúrcuma usada, que não pode substituir o açafrão caseiro (Crocus sativus Linneo) apenas porque o sabor é muito forte.



Dosagem indicada e uso medicinal do açafrão caseiro:



Este outro açafrão, chamado de açafrão verdadeiro (ou cultivado), açaflor ou erva-ruiva é semelhante ao que comentamos, porém, mais comum e usado na culinária brasileira. Seus estigmas secos são usados contra gases intestinais, dores gástricas, atonia digestiva (as raízes também têm esta ação), afecções das vias urinárias, calculose renal e da vesícula biliar, e para problemas do sistema respiratório.



Usam-se as raízes ainda para a circulação do sangue e como antihipertensivo, oralmente, por infuso de uma colher de sobremesa para cada xícara de água, uma a três vezes ao dia.



Os estigmas são usados também por infusão (15 estigmas por xícara de água), três xícaras por dia: aceleram a digestão.



Efeito colateral:



Um cuidado é importante ter: não tomar mais que 10 gramos por dia (30 estigmas ou quatro colheres de sobremesa) porque esta planta é tóxica em grandes doses, podendo dar alteração no sistema nervoso, ou provocar abortos.

Ervas medicinais para gripe suina


Ervas medicinais para gripe suina


Ervas medicinais ou plantas medicinais, fitoterapia são formas de tratamento alternativos para a gripe suina também. As gripes são causadas por virus, e não há remédio que matem os vírus, como os antibióticos que matam as bactérias. O tratamento das gripes são mais sintomáticos além de tratamento para melhorar a imunidade do paciente. Há tratamentos gerais para as gripes com tratamentos sintomáticos e reforço da imunidade. Com a gripe suina é a mesma coisa, na verdade o organismo cura a sí próprio através dos anticorpos, mas podemos sim melhorar os sintomas e melhorar a resistência imunológica. Uma erva tão comum e tão boa para todos os tipos de gripes e inclusive para o virus H1N1, o famigerado virus da gripe suina. O Alho!!Sim o Alho. O alho é um dos melhores remédios de plantas medicinais para a cura das gripes e inclusive da suina.



Nome popular: Alho



Dosagem indicada para as gripes:



Maceração:



Esmagar um ou dois dentes de alho dentro de um copo com água, tomar um copo três vezes ao dia.



Tintura:



Moer uma xícara de "café" de alho dentro de um recipiente contendo 5 xícaras de alcool 92º GL, deixar em maceração por 10 dias, coar, tomar 10 gotas em meio copo de água três vezes ao dia.



Essa receita caseira de erva medicinal serve além das gripes, também para problemas respiratórios.

Alfazema para depressão, feridas, má digestão e muito mais


Alfazema para depressão, feridas, má digestão e muito mais














Nome popular

ALFAZEMA



Nome científico

Lavandula officinalis Chaix & Kitt.



Família

Labiatae



Sinonímia popular

Lavanda



Parte usada

Flores



Propriedades terapêuticas

Anti-séptico, tônico, antiespasmódico, calmante, digestivo, antibacteriana, carminativa, revulsiva



Princípios ativos

Óleos essenciais (acetato de linalilo e linalol), taninos 12%, cumarinas, princípio amargo, saponina ácida, resina



Indicações terapêuticas

Reumatismo, nevralgias, hemicrania, excitação nervosa, insônia, vertigens, contusões, feridas, inapetência, má digestão, asma, coqueluche, faringite, laringite, depressão, cistites, enxaquecas, bronquite, corrimento vaginal, prurido vaginal, sarna, piolho

Informações complementares

Variedades utilizadas: Lavandula angustifólia Mill, Lavandula officinalis Chaix, Lavandula spica L., Lavandula Vera DC., Lavandula vulgaris Lam.

Nome em outros idiomas: alemão (lavendel), inglês (lavender), francês (Lavende), italiano (lavanda).

Propriedades terapêuticas: anti-séptico, tônico do sistema nervoso, antiespasmódico, calmante dos nervos, digestiva, antibacteriana, carminativa, favorece o fluxo biliar. Para o uso externo:ligeiramente revulsivo, sendo empregada no reumatismo.

Usos medicinais: nevralgias, hemicrania, excitação nervosa,insônia, vertigens, contusões, feridas, inapetência, má digestão, asma, coqueluche, faringite e laringite.

Dosagem indicada:

Asma, bronquite, tosse, catarro, gripes, sinusites, tensão nervosa, depressão, insônia, vertigens, cistites, enxaquecas: coloque 2 colheres de flores em 1 xícara de álcool de cereais a 60%.Deixe em maceração por 5 dias e coe. Tome 1 colher (café) diluída em um pouco de água, 2 vezes ao dia. Pode também adicionar este preparado à água de banho.Faça banho de imersão por 20 minutos.

Asma, bronquite, tosses, catarro e gripes: Decocção: ferver por 2 minutos, em um litro de água, 60g de sumidades floridas de alfazema. Filtrar e beber o líquido de 4 a 6 xícaras ao dia. Infusão: colocar em infusão, por 5 minutos, 5 g de flores de alfazema em uma xícara de água fervente. Adoçar com mel e beber. Repetir a dose 4 vezes ao dia.

Cansaço: Óleo de alfazema: em um recipiente, colocar 3 quartos de litro de um bom azeite e um punhado de flores frescas de alfazema. Fechar bem o recipiente e colocá-lo em um lugar fresco onde deve ser deixado por cerca de 20 dias. Filtrar o óleo sobre um tecido de linho. Pingar algumas gotas do óleo sobre um torrão de açúcar e deixar derreter lentamente na boca. Também algumas gotas de essência de alfazema sobre as têmporas e pulsos dará um grande alivio àquele que se sente cansado por excesso de trabalho ou por uma vigília prolongada.

Contusões: Alcoolato de alfazema: colocar em infusão, por 15 dias, 50 g de flores de alfazema em 1 litro de álcool. Filtrar o líquido e colocá-lo em um vidro provido de tampa em esmeril. Contra as contusões, friccionar suavemente com um pouco de líquido para aliviar as dores e fazer desaparecer a inflamação.

Fricções Verter na palma da mão algumas gotas de essência de alfazema e friccionar a região contundida. A essência de alfazema encontra-se à venda em farmácias especializadas.

Diurético: Colocar por cinco minutos 5g de flores de alfazema em uma xícara de água fervente. Filtrar e beber 3 xícaras ao dia.

Estômago(má digestão) Óleo de alfazema, vide cansaço. Pingar algumas gotas do óleo de alfazema em um dedo de água ou um torrão de açúcar para tomar após a refeição.

Alcoolato de alfazema, vide contusões. No álcool empregado para uso interno, certificar-se ser álcool de cereais, próprio para consumo. Antes de cada refeição, beber dois dedos de água na qual foram diluídas alguma gotas de alcoolato de alfazema.

Excitação nervosa: Infusão: em uma xícara de água quente, colocar em infusão uma pitada da mistura obtida com: 30 de flores de alfazema, 10g de camomila, 5g de hipérico, 5g de lúpulo, 5g de raiz de valeriana. Filtrar o líquido e beber antes de deitar-se. Inalação: em uma tigela com água fervente e esfumaçante colocar algumas gotas de essência de alfazema, colocar a cabeça sobre o recipiente, tendo à testa uma toalha. Aspirar profundamente os vapores

Faringite: Decocção: ferver por dois minutos 40g de flores de alfazema em 1 litro de água. Filtrar o líquido ainda morno. Tomar de 4 a 6 xícaras ao dia.

Feridas: Desinfetante: a falta de um desinfetante alcoólico pode ser suprida, momentaneamente, com alguma gotas de essência de alfazema vertidas sobre a ferida.

Hemicrania,vertigens: Ver cansaço.Tomar seis ou sete gotas muitas vezes ao dia. Contra as vertigens, algumas gotas em pouca água.

Insônia: Alcoolato de alfazema: ver contusões. Pingar algumas gotas de alcoolato em um torrão de açúcar e deixar derreter na boca. Decocção: ferver uma pitada de alfazema em uma xícara de água. Filtrar,adoçar e beber antes de deitar-se. Infusão: ver excitação nervosa. Uma ou duas xícaras antes de deitar-se.

Laringite,coqueluche e tosse: Infusão: colocar 50g de flores de alfazema em um litro de água fervendo. Filtrar e beber de 4 a 5 xícaras, adoçadas com mel, durante o dia.

Nevralgia: Óleo de alfazema: ver cansaço. Algumas gotas de óleo sobre um torrão de açúcar. Deixar derreter na boca. Infusão: misturar as seguintes ervas: 20g de flores de alfazema,60 g de flores de prímula medicinal e 20g de flores de camomila. Colocar 5g desta mistura em uma xícara de água fervente e deixar repousar por meia hora. Filtrar e beber em seguida. A dose deve ser repetida de 2 a 3 vezes ao dia.

Corrimento vaginal,prurido vaginal,sarna,piolho: coloque 2 colheres(sopa) de flores em 1 xícara (chá) de vinagre branco. Deixe em maceração por 3 dias e coe. No caso de pruridos e corrimento vaginal,adicione 2 colheres(sopa) à água de banho. Faça banho de assento 1 vez ao dia. Para piolhos aplique no couro cabeludo, com ligeira massagem, deixando agir por 2 horas. Em seguida enxágüe e passe o pente fino. Para sarnas, aplique com um chumaço de algodão.

Escaras de decúbito, queimaduras, picadas de inseto, afecções da pele(eczemas,dermatites e psoríases): Em 1 xícara(chá) coloque 2 colheres (sopa) de flores e adicione óleo de cozinha. Leve ao fogo, em banho-maria, por 1 hora. Espere amornar e coe. Aplique nos locais afetados, com um chumaço de algodão, de 2 a 3 vezes ao dia.

Contra-indicações: seu uso dentro das doses preconizadas não tem contra-indicação. Nas mulheres grávidas deve-se evitar o uso em doses altas por ser estimulante uterino.



Uso culinário: conta-se como curiosidade que uma rainha inglesa gostava de conservas condimentadas com alfazema. Pode-se também fazer um vinagre de alfazema, macerando-se alguns caules da alfazema em vinagre branco por 3 semanas. No Marrocos suas flores são usadas numa mistura de especiarias em pratos finos.

Para empregos caseiros:

Água de colônia anti-séptica: deixar macerar, por vinte dias, 60g de sumidades floridas de alfazema em 1 litro de álcool de cereais a 60º. Filtrar e conservar a água-de-colônia em vidro fechado. Além de ser utilizada para fricções sobre o corpo, após o banho, serve também para desinfetar as mãos e banhar as têmporas e as narinas após ter-se estado próximo a um doente atingido por uma moléstia infecciosa, ou quando se está cansado e acalorado.

Água de alfazema n° 1: misturar os seguintes ingredientes: 200g de álcool a 80º,10g de essência de alfazema,1 g de essência de cravo, 2g de essência de citronela, 5g de essência de bergamota. Deixar em maceração por vinte dias, filtrando em seguida e conservando o líquido em garrafa.

Água de alfazema nº 2: misturar os seguintes: 1 litro de álcool a 80º, 8g de essência de alfazema, 5g de essência de cedro, 8g de essência de bergamota, 3g de essência de benjoim, 15g de alcoolato de melissa. Após vinte dias,filtrar o líquido e conservá-lo em garrafa.

Banho perfumado: misturar 150g de bicarbonato de sódio, 100g de ácido tartárico, 25g de amido de banho, 100g de óleo de amêndoa, 10g de essência de alfazema, 5g de essência de bergamota. Misturar todos os ingredientes e conservar a pasta em um vidro. Usar uma colherinha para cada banho.

Saquinhos perfumados para a roupa branca: misturar todos os ingredientes após tê-los triturados até reduzi-los a p: 25g de sementes de lírio germânico, 30g de pétalas de rosa secas, 7 g de canela, 10g de cravo. Distribuir a mistura em saquinhos e colocar em gavetas, no meio da roupa, ou pendurar nos armários.

Sais aromáticos de alfazema: escolher um vidro com tampa esmerilhada, preenchendo-o com carbonato de amônia em grãos. Adicionar depois uma solução composta de 3 gotas de essência de rosas, 2 gotas de essência de cravo, 1 gota de essência de canela, 3 gotas de essência de bergamota. A solução deve preencher os interstícios entre as paredes do vidro e os grãos de sal.

Receita caseira com plantas medicinais que curam a micose


Receita caseira com plantas medicinais que curam a micose


Micose é uma doença causada por fungos e sempre volta, sempre volta, e passam se remédios, cremes, pomadas e não resolve por completo sem falar nas micoses de unhas que são praticamente incuráveis, ou então façam um tratamento de anos e anos com remédios caríssimos.

Temos aqui uma receita para todo tipo de micose:



Uso tópico ok? Não pode tomar pois é toxico, somente passar no local:



Micose: Tratamento com ervas medicinais



Usar folha de aipim ou mandioca



São três folhas de mandioca ou aipim para cada xícara de chá, mais ou menos 250 ml de agua; se ferve e passa morno no local afectado.



Passar com o algodão sobre a parte afectada três vezes ao dia e continuar passando por mais 10 dias depois que a micose desaparecer para que não reste fungos.



Se surge micose em alguém que conheço eu já indico porque nunca vi ser tão eficaz, mas é importante frisar que se deve aplicar topicamente.

Receita caseira para furúnculo


Um furúnculo é uma doença de pele causada pela inflamação dos folículos pilosos, resultando numa acumulação de pus e tecido morto.




O tratamento é feito com antibióticos. Nos casos muito dolorosos e com superfície amolecida, pode ser feita a drenagem da lesão, com alívio imediato da dor. Além disso, há algumas providências que o paciente deve tomar.



Conheça algumas dicas e receitas para afastar esse mal que pode aparecer em várias partes do corpo (rosto, braços, pernas, nadegas…):



1 Receita de tratamento caseiro contra furúnculo:



Colocar rodela de cebola crua sob o local do furúnculo e enfaixar/colocar esparadrapo – deixar de um dia para o outro. O furúnculo sairá completamente e vai ficar um buraco no local que fechará em alguns minutos após a remoção da bandagem;



Nos cortes, esfregar pedaço de cebola crua no local várias vezes;



2 Receita de tratamento caseiro contra abcesso:



Um bom remédio para o tratamento de furúnculos está na utilização de compressas de fatias de tomate aquecido ou cebola crua, alho esmagado ou folhas de repolho. Você pode cortar estes legumes e pressionar diretamente sobre o furúnculo;



3 Receita de tratamento caseiro contra furúnculo:



Outra dica é colocar um saco de chá preto quente, diretamente sobre o furúnculo, durante 15 minutos, várias vezes ao dia;



4 Receita de tratamento caseiro contra furúnculo:



Coloque sobre o furúnculo abóbora crua ralada durante duas horas duas, vezes ao dia. O cataplasma irá ajudar a expulsar seu núcleo e assim curar o furúnculo;



5 Receita de tratamento caseiro contra abcesso:



Para ajudar o organismo a reagir melhor à infecção, adote um alimentação natural, composta de alimentos crus e frutas frescas e suspenda o uso de alimentos gordurosos como frituras, queijos e carnes;



6 Receita de tratamento caseiro contra furúnculo:



Faça compressa quentes com barro puro, repolho, cebola ralada e sal, diversas vezes por dia;



7 Receita de tratamento caseiro contra furúnculo:



Faça cataplasma de arroz cozido sobre o furúnculo;



8 Receita de tratamento caseiro contra furúnculo:



Aplique emplastro com aipo, mel e farinha;



9 Receita de tratamento caseiro contra furúnculo:



Aplique compressa com chá de espinheira-santa e camomila;



10 Receita de tratamento caseiro contra furúnculo:



Aplique alfafa e repolho quente;